BEM VINDO(A)

Bem Vindo(a). BLOG SALOÁ DESTACA EM ATIVIDADE DESDE DEZEMBRO DE 2011 ! Seja um parceiro você também, contatos: saloadestaca@hotmail.com Zap: 87 98102-1829

FEM financia a reforma do Caic de Gravatá‏

Por Rafael Guerra

O Governo do Estado de Pernambuco, através do Fundo Estadual de Desenvolvimento dos Municípios (FEM), financiou a reforma do Caic de Gravatá - Escola Monsenhor José Elias de Almeida. O município do Agreste Central do Estado optou por utilizar boa parte dos recursos do FEM 2013, mais de R$ 1.4 milhão, na recuperação de um importante equipamento do sistema municipal de educação. Fechado desde 2012, o Caic voltará a receber os 1.200 alunos que, durante dois anos e sete meses, assistiram às aulas em outras escolas da cidade.

O espaço, que estava degradado e sem condições de uso, foi totalmente reformado. As salas foram pintadas, as redes elétrica e hidráulica reinstaladas, a quadra reformada, anfiteatro construído, muro de proteção em todo o entorno, telhado recuperado, entre outras benfeitorias. Além disso, ainda com recursos do FEM 1, as ruas de acesso à escola foram pavimentadas e saneadas, proporcionando qualidade de vida à comunidade do CAIC que cresceu em torno da Escola.

A Secretaria de Planejamento e Gestão, que coordena o FEM, foi representada no evento pelo secretário executivo de Apoio aos Municípios, Flávio Figueiredo. Para o gestor, a opção por aplicar os recursos do FEM na educação foi uma importante ação da Prefeitura. “É uma honra participar da entrega de um equipamento tão bonito. O FEM foi criado para ajudar os municípios, para firmar parcerias com as cidades. Cada prefeito escolhe como aplicar os recursos. É muito bom ver o dinheiro ser aplicado numa ação como esta, que vai atender mais de mil crianças e adolescentes. Educação é o caminho para o desenvolvimento social e o poder público precisa oferecer espaços como este que propicia grandes condições de aprendizado”, afirmou Flávio.

O prefeito Bruno Martiniano lembrou que o FEM foi lançado, ainda em 2013, em um evento na cidade de Gravatá e que, desde então, já sabia que utilizaria parte do dinheiro para a reforma do Caic. “Mais de 70% do dinheiro foi destinado para a reconstrução do Caic. Algumas pessoas não acreditaram que fosse possível, visto o tamanho da obra, mas hoje o sonho se torna realidade. O FEM permitiu que eu cumprisse uma promessa que tinha feito ao povo de Gravatá”, assegurou o prefeito.

Paulo de Tarso, 27 anos, professor de História e Geografia, está muito feliz e ansioso para dar aulas no novo Caic. “Quando assumi como professor da rede municipal de Gravatá, foi exatamente quando interditaram as instalações do Caic. A obra ficou muito boa, com infraestrutura excelente para a prática do ensino. Além de amplas salas de aula, temos boas bibliotecas, laboratórios e até uma Unidade da Saúde da Família funcionando dentro do Caic, sem falar na acessibilidade que ficou uma beleza”, disse o professor.

Já Juranice Maria da Silva, mãe de alunos e moradora do bairro do Caic, acredita que, além de oferecer boa estrutura de ensino para seus filhos, a obra vai revitalizar o bairro. “No período em que o Caic ficou fechado, a violência cresceu muito aqui na região. Sem falar que também pavimentaram e sanearam as ruas do entorno. Esta obra melhora a educação, a segurança, a saúde e a mobilidade da comunidade do Caic e de toda Gravatá. Estou muito feliz”, falou Juranice.

Criado em 2013, o FEM já se encontra na terceira edição e faz parte de uma estratégia maior do Governo do Estado de apoiar os municípios neste momento de crise financeira do País. Com os recursos do FEM 2, a Prefeitura de Gravatá decidiu pavimentar ruas em diversos bairros e as obras já estão em andamento.

Postar um comentário

0 Comentários